segunda-feira, 1 de julho de 2013

Os Clãs Lusitanos 

 


Araocelenses – O seu território situava-se  no actual concelho de Mangualde . 
.
Brialeaici – Surgiram somente na Idade do Ferro e habitavam na Covilhã.
.
Caielobricoi - Habitavam na zona de Lamas de Moledo. Exploravam e trabalhavam o ferro.
.
Calontienses – Clã lusitano, cujo território que ocupava é a região onde actualmente se pode encontrar a cidade espanhola de Valência de Alcântara. 
.
Caluri – Clã lusitano, cujo território que ocupava é a região onde actualmente se pode encontrar a cidade espanhola de Plasencia. 
.
Coerenses – Clã lusitano, sito entre os territórios dos igaeditani e caluri.
.
Elbocori – Clã lusitano, cujo território que ocupava é a região onde actualmente se pode encontrar a cidade portuguesa de Abrantes. Dedicavam-se ao gado cavalar e veneravam Epona. 
.
Igaeditani - Clã lusitano que ocupava a região entre os rios Ponsul e Elga. Os seus Deuses tutelares eram Erbina e Igaedo. Cultivam a terra e dedicavam-se a transacções comerciais. Na época romana sobre o seu território nasceu o povoado de Igaeditania (Idanha-a-Velha), o qual veio a ser um importante posto mercantil de todo o império, só não tinha aceso directo ao rio como também todas as estradas a cruzavam. 
.
Lancienses – Um numeroso clã lusitano, que por sua vez se dividia em várias fracções, sendo que o território de três destas (lancienses transcudani, lancienses oppidani, ocelences lancienses) se estendia sobre os Herminius e arredores. 
.
Magareaicoi - Habitavam na serra de S. Macário. O seu território ocupava parte dos concelhos de S. Pedro do Sul e Castro Daire.
.
Mustinaci – O seu território situava-se na região da Covilhã.
 .
Nacosi – Onde se encontra hoje a capela da Senhora do Bom Sucesso, em Mangualde, seria o seu castro.
.
Oilienaici – Eram reconhecidos como bons criadores de ovelhas e habitavam em Esmolfe, num castro localizado na serra da Paramuna.
.
Paesuri – Clã lusitano, residente entre os rios portugueses Vouga e Douro.
.
Petranioi – Eram vizinhos dos Caielobricoi. Existem indícios de um antigo castro, proveniente da Idade do Bronze que seria o seu.
.
Sulenses – Habitavam o castro de Pinho, em S. Pedro do Sul.
.
Tapori -  Clã lusitano que habitava a região circundante à actual cidade portuguesa de Castelo Branco, tendo como vizinhos os elbocori a oeste e os igaeditani a este. Pensa-se que a sua capital seria Verurium. A sua Deusa tutelar era Oipaingia.
.
Tatibeaicui – O seu castro foi localizado em Queiriz, no concelho de Fornos de Algodres.
.
Veaminicori - Habitariam uma zona próxima aos Magareaicoi, supostamente no grande castro que se localiza no local onde hoje é a vila de Castro Daire.
.
Ireucoutiori, Seareasi e Arvoni – Habitavam todos na serra do Caramulo, chegando a ter uma divisão de águas entre si. Habitavam respectivamente os castros de Guardão, Outeiro e Alcofra.
.
Nilaicui e Vacoaici – Existem poucos dados sobre ambos os clãs, no entanto sabe-se que habitariam na região de Mangualde e Viseu, respectivamente.


Fonte: http://lusitaniaecastrum.blogspot.pt/2012/08/os-clas-lusitanos.html

Sem comentários:

Enviar um comentário