sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Endovélico



É uma das principais divindades que formam a mitologia ibérica, semelhante ao Sucellus (deus gaulês da agricultura, da floresta e das bebidas inebriantes). Segundo Leite de Vasconcellos, que o aparenta a divindades célticas (o seu nome é mesmo céltico), era, para os Iberos, o Deus Muito Bom, como o Dagda dos Celtas.
Faria parte, ainda segundo algumas suposições de estudos recentes, de uma Trindade ibérica, a par de Ataegina e de Runesocesius.
Tem, em Portugal, um santuário perto de Terena, Alandroal, no Alentejo. A sua distribuição geográfica era bastante ampla na Ibéria hispânica, o que reforça as suas conexões com a mitologia céltica.
Endovélico é uma divindade da Idade do Ferro venerada na Lusitânia pré-romana, Deus da medicina e da segurança, de carácter simultaneamente solar e ctónico.

Sendo a sua manifestação Solar,

ANDOVELICO – Manifestação celestial ou evolutiva solar do Deus supremo curandeiro e dos céus Endovélico. Representa o bem e está relacionado com os elementos ar e fogo.

e a sua  manifestação Ctónica:

ENOBOLICO (INDIBILIS)– Manifestação negra original e infernal do Deus lunar Endovélico, senhor do submundo. Está relacionado com os elementos terra e água.



Aproveito para vos deixar esta homenagem a Endovéllico feita pela banda Azagatel:

Cá na terra, lá para o sul,
Corre a água, talha a pedra
Ergue-se o templo de Endovélico
Ser solar e ctónico
Deus da terra da natureza
Médico celestial
Pelos sonhos dá-nos a chave
O oraculo primordial
Os carvalhos contemplam teu lar
Senhor da montanha, espirito infernal
Por nós morreste, escuda-nos na morte
Deus severo da escuridão

Da tormenta foste resgatado num equinócio de outono
Ataegina desceu para te salvar
Deixando o mundo dos vivos à sua sorte…

ENOBOLICO TUSCA OLIA, TAURI F(ÍLIA), PRÓ QUINTO STATORIO TAUROME(ERITO) A(NIMO) L(IBENS) S(OLVIT)

A busca pelos nossos deuses e cultura ancestral é algo essencial para a perservação da nossa cultura e para o desenvolvimento sustentável do país, numa altura em que o multi-culturalismo está a tornar a sociedade em bonecos de plástico sem vontade ou pensamento próprio, urge uma mudança de rumo político-social para evitar uma perda irreversível de um património cultural tão vasto e único como o nosso. Um bem-haja a todos os que para isso lutam!

Endovélico 30-11-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário