quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Neolítico (10.000 - 4.000 a.c.)

O Neolítico (Idade da Pedra Nova ou Idade da Pedra Polida) é o último período da Idade da Pedra e caracteriza-se por uma profunda mudança. Começaram a formar-se as primeiras comunidades neolíticas, que trocaram o estilo de vida nómada pelo sedentarismo. O Neolítico é a etapa que se segue ao Mesolítico (onde este último existiu).

Cromeleque de Almendres

A agricultura e a domesticação dos animais proporcionaram as principais condições para esta alteração, que fomentou ainda a produção de instrumentos mais sofisticados em pedra: machados para derrubar árvores das florestas, enxós para trabalhar os campos, mós para triturar os cereais recolhidos, pontas de seta para derrubar com flechas certeiras caça grande e pequena.


Dá-se o  desenvolvimento da tecelagem e o aparecimento da cerâmica e da olaria. E ainda construíram as primeiras moradias, tornando-se nos primeiros arquitectos do mundo.
O principal foco de difusão do Neolítico foi o Médio Oriente, nomeadamente as regiões da Palestina, Síria e norte da Mesopotâmia, onde se iniciou o cultivo de cereais e a domesticação de cabras, ovelhas, bovinos e suínos.
Em 4.000 a.C., a Revolução Neolítica chegou à Península Ibérica e a grande parte da Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário