sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Os Berrões 

 

Estátuas proto-históricas de pedra, esculpidas em pleno relevo com figuras zoomórficas. O vocábulo berrão foi inspirado no termo usado para designar os porcos não castrados.
tg
Touros de Guisando.
A temática que estas esculturas apresentam é sempre de animais terrestres, como
  • porcos domésticos,
  • javalis,
  • touros,
  • bodes,
  • cães
  • e raramente ursos, todas elas em tamanho natural.
 Das cerca de 400 esculturas conhecidas, as figuras mais frequentes são as de porcos machos.
O material em que são esculpidas é geralmente de granito, embora também se possa encontrar estátuas esculpidas em mármore e talco. Estima-se que a época em que estas estátuas foram esculpidas foi entre a metade do quarto e o primeiro século a.C.
As dimensões dos berrões podem atingir mais de dois metros, no entanto existem vários outros que chegam a ter apenas 30 centímetros.
A zona da cultura dos Berrões é no Nordeste de Portugal, principalmente a província de Trás-os-Montes e Beira interior e estende-se até à Espanha às províncias de Câceres, Zamora, Ávila e Salamanca.
A cultura dos Berrões, em Portugal, está associadas aos castros transmontanos, onde foi feito um grande número de achados, à tribo dos Draganos, um povo pré-celtico que vivia nesta região, e à tribo dos Vetões.
As esculturas representariam animais a quem se prestava culto; um outro possível uso seria o de monumento funerário, como se leva a crer pelas inscrições que algumas destas esculturas exibem.
Temos por exemplo a tradução que foi feita da inscrição, em lingua Ibérica, do berrão de Las Cojotas que suporta esta teoria: "Deus Porco bravo protector da cidade de Adorja"
ReferênciasSantos Júnior, J. (1975). Casa de Sarmento. Conferência: a cultura dos Berrões proto-históricos do Nordeste de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário